CHAMADAS


Informações para TODAS as chamadas

Os artigos devem seguir o padrão da SBC (http://www.sbc.org.br/documentos-da-sbc/summary/169-templates-para-artigos-e-capitulos-de-livros/878-modelosparapublicaodeartigos) e a submissão de deve ser feita exclusivamente em formato PDF, por meio do sistema JEMS da SBC: https://jems.sbc.org.br.

Os artigos aceitos deverão ser apresentados no evento por um dos autores, para que possam ser publicados nos anais do evento. Comissões de avaliação escolherão os melhores dentre as os artigos de cada respectiva chamada.


ST - Sessão Técnica

Autores podem submeter trabalhos em duas modalidades: artigos completos ou artigos curtos.

Datas importantes para os artigos completos (full papers)

Prazo de registro de artigos: 01/07/2018 06/07/2018

Prazo de envio final dos artigos: 01/07/2018 06/07/2018

Limite de páginas: 14

Idioma: INGLÊS (incentivamos fortemente) ou Português

Submissão: anônima

Revisão: double-blind

Notificação do resultado: 28/08/2018

Versão final E INSCRIÇÃO: 06/09/2018

Instruções aos autores: Os artigos submetidos devem apresentar um trabalho de pesquisa desenvolvido ao ponto de trazer resultados originais e relevantes, devidamente validados e discutidos. Ademais, a apresentação do artigo deve conter uma descrição criteriosa e fundamentada do trabalho de pesquisa, bem como conclusões consistentes com base nos resultados obtidos. Os trabalhos submetidos devem descrever atividades de pesquisa, relatos de experiências relevantes e estudos de casos.

Datas importantes para os artigos curtos (short papers)

Prazo de registro e submissão de artigos: 10/09/2018 12/09/2018

Limite de páginas: 8

Idioma: INGLÊS (incentivamos fortemente) ou Português

Submissão: anônima

Revisão: double-blind

Notificação do resultado: 02/10/2018

Versão final E INSCRIÇÃO: 06/10/2018

Instruções aos autores: Um artigo curto pode descrever um trabalho de pesquisa em andamento, uma ferramenta computacional, experimentos práticos, ou uma combinação dessas contribuições. No caso de ferramentas e/ou experimentos, o artigo deve conter as seguintes informações: descrição e motivação do problema tratado pela ferramenta; arquitetura da solução e descrição das principais funcionalidades; URL onde a ferramenta está disponível; URL da documentação da ferramenta e descrição da demonstração planejada.


WTICG 2018

Datas importantes para os artigos completos e pôsters

Prazo para registro e submissão de trabalhos completos e pôsteres: 01/07/2018 06/07/2018

Limite de páginas para trabalhos completos : 10

Limite de páginas para pôsteres: 4

Idioma: INGLÊS (incentivamos fortemente) ou Português

Submissão: identificada

Revisão: single-blind

Notificação de aceitação: 01/09/2018

Versão final E INSCRIÇÃO: 06/09/2018

Instruções aos autores: Podem submeter trabalhos ao WTICG 2018, estudantes de graduação regularmente matriculados, ou ainda, recém-graduados que tenham concluído o curso a partir de 1 de janeiro de 2018. A situação de estudante de graduação ou recém-graduado deve ser comprovada com documentação apropriada, que deverá ser enviada juntamente com a submissão do trabalho. Os autores estão convidados a submeter trabalhos de Iniciação Científica (IC), trabalhos de conclusão de curso (TCC), implementações de software e projetos independentes, concluídos nos anos de 2017 e 2018 ou em fase de conclusão. Trabalhos concluídos devem ser submetidos na categoria “Trabalho completo”, enquanto que trabalhos em andamento devem ser submetidos na categoria “Pôsteres”. Estudantes de graduação ou recém-graduados que tiverem seus trabalhos aceitos no WTICG terão suas inscrições no SBSeg subsidiadas pelo CESeg Student Grants, um programa da Comissão Especial em Segurança da Informação e de Sistemas Computacionais (CESeg) da Sociedade Brasileira de Computação que tem por objetivo estimular a participação de estudantes no WTICG.


CTDSeg 2018

Datas importantes para os artigos completos

Prazo de registro de artigos: Até 01/07/2018

Prazo de envio final dos artigos: Até 01/07/2018

Limite de páginas: 8

Idioma: INGLÊS (incentivamos fortemente) ou Português

Submissão: identificada

Revisão: single-blind

Notificação de aceitação: 03/08/2018

Versão final: 01/09/2018

INSCRIÇÃO: 06/09/2018

Instruções aos autores: O Concurso de Teses e Dissertações em Segurança da Informação e Sistemas Computacionais (CTDSeg), evento integrante do SBSeg, visa a selecionar e premiar as melhores teses de doutorado e as melhores dissertações de mestrado na área. Os pesquisadores estão convidados a submeter um artigo descrevendo e resumindo os resultados obtidos em suas teses e dissertações concluídas no período de julho de 2016 a junho de 2018. O autor deve deixar clara a contribuição do trabalho para a área e sua originalidade. O texto deve incluir, obrigatoriamente, o título da tese ou dissertação, nomes do autor e orientador (e co-orientadores, se houver algum) com as respectivas afiliações, resumo e abstract, motivações, objetivos, resultados obtidos, produção científica associada e o endereço web no qual está disponível a tese ou dissertação. Cada trabalho submetido deverá conter três arquivos (em formato PDF): artigo, declaração digitalizada da conclusão e tese ou dissertação. Na declaração deverá constar explicitamente que o candidato defendeu e teve o trabalho aprovado. A declaração deverá conter, também, o local, a data da defesa, o nome do orientador e a banca.


Minicursos SBSeg 2018

Datas importantes

Prazo de submissão de propostas: 21/06/2018

Limite de páginas: 3 a 5 (submissão) e 40 a 50 (versão final)

Idioma: Português

Submissão: identificada

Revisão: single-blind

Notificação de aceitação: 25/07/2018

Entrega do Texto Completo e INSCRIÇÃO: 06/09/2018

Instruções aos autores: Os Minicursos do SBSeg têm por objetivo abordar temas relevantes geralmente não ministrados nas grades curriculares dos cursos de graduação além de despertar o interesse pela área de segurança entre acadêmicos e profissionais. Priorizam-se temas atuais e com maior potencial para atrair o interesse de jovens estudantes e profissionais, de forma a melhor qualificá-los para suas pesquisas e/ou mercado de trabalho. Informações para a submissão:

  • Dados de identificação - Título do minicurso, Autores, Instituição(ções) e Indicação do autor que apresentará o curso;
  • Dados gerais - Objetivos do curso, tratamento dado ao tema (por exemplo: teórico ou prático; apanhado geral de resultados ou aprofundamento de aspectos específicos; apresentação ou comparação de tecnologias; formação de novas habilidades ou informação etc.) e perfil desejado da audiência;
  • Estrutura prevista do texto (tópicos/capítulos a serem desenvolvidos);
  • Para cada capítulo/tópico previsto, escrever um resumo de seu conteúdo e uma previsão do respectivo número de páginas;
  • Bibliografia principal utilizada na preparação do curso;
  • Curriculum Vitae resumido dos autores (uma página por autor, no máximo).

Todas as informações acima devem estar contidas em apenas um documento (um arquivo no formato PDF). Serão considerados na avaliação os seguintes critérios: relevância e atualidade do tema para o evento, qualidade técnica da proposta e experiência dos proponentes no tema proposto. As melhores propostas em temas distintos serão aceitas para apresentação e publicação. A fim de assegurar a diversidade dos minicursos oferecidos, as propostas selecionadas tratarão de temas distintos. Os textos serão publicados, na forma de capítulos, no livro “Minicursos SBSeg 2018”, a ser distribuído entre os participantes do evento.


Salão de Ferramentas - SBSeg 2018

Datas importantes para os artigos completos

Prazo de registro e submissão de artigos: 15/08/2018 06/09/2018

Limite de páginas: 8

Idioma: INGLÊS (incentivamos fortemente) ou Português

Submissão: identificada

Revisão: single-blind

Notificação de aceitação: 02/09/2018 21/09/2018

Versão final E INSCRIÇÃO: 06/09/2018 27/09/2018

Instruções aos autores: O Salão de Ferramentas do SBSeg é um fórum de encontro de desenvolvedores e pesquisadores interessados na implementação e avaliação de desempenho de sistemas e ferramentas que contribuem com o avanço do conhecimento da área de segurança da informação e de sistemas computacionais. No Salão de Ferramentas há uma ênfase na demonstração de novos sistemas e ferramentas, na experiência de seu desenvolvimento, em questões de implantação e uso, e também nas perspectivas criadas pelos mesmos, por isso todas as ferramentas aceitas deverão ser demonstradas em stands no SBSeg por um dos autores. As ferramentas deverão ser apresentadas em um artigo que deve conter as seguintes informações:

  • Descrição e motivação do problema resolvido pela ferramenta;
  • Arquitetura da solução e descrição das principais funcionalidades;
  • URL onde a ferramenta está disponível (o código-fonte com a licença deve estar presente nessa URL, não apenas o binário);
  • URL da documentação da ferramenta, incluindo informações e requisitos para instalação;
  • Descrição da demonstração planejada para o Salão de Ferramentas, informando equipamentos necessários para tal.
  • (opcional) URL com um vídeo explicando a instalação e as funcionalidades da ferramenta.

O processo de avaliação levará em conta a qualidade, relevância e inovação dos resultados práticos, a documentação, o artigo submetido e a demonstração proposta para o Salão de Ferramentas. Nesta edição o Salão de Ferramentas será composto somente por demonstrações de ferramentas.


WGID – VIII WORKSHOP DE GESTÃO DE IDENTIDADES DIGITAIS

Datas Importantes

Artigos Completos (full papers) e Curtos (short papers)

Prazo de registro e envio de artigos: 06/08/2018 06/09/2018

Limite de páginas full papers: 10 a 14

Limite de páginas short papers: 4

Idioma: INGLÊS (incentivamos fortemente) ou Português

Submissão: identificada

Revisão: single-blind

Notificação do resultado: 06/09/2018 17/09/2018 01/10/2018

Versão final E INSCRIÇÃO: 15/09/2018 27/09/2018 06/10/2018

Lightning Talks

Registro e Submissão: 06/09/2018

Notificação de Aceite: 06/10/2018

Limite de páginas: 2

Versão final E INSCRIÇÃO: 06/10/2018

Instruções aos autores: Autores podem submeter trabalhos em três modalidades. Além de artigos completos ou artigos curtos, a novidades desta edição são as “Lightning Talks” que são palestras de 5 minutos para apresentar novas idéias à comunidade e a possibilidade de indicar que qualquer uma de suas submissões como “Experiência” para apresentar resultados dos projetos de inovação na área.